Munchkin Brasil

16 de mar de 2016

Desenvolvimento do bebê no útero materno

Atualizado: 3 de mai de 2019

A fecundação ocorre a partir da união entre óvulo e espermatozoide. Nesse momento, a placenta e o líquido amniótico já começam a se formar com a finalidade de envolver e alimentar o embrião. Ao final do primeiro mês, o embrião tem cerca de 0,4 e 0,5 cm. Nos meses seguintes, o bebê é formado aos poucos, herdando algumas características significativas de seus pais. Quer saber a evolução do bebê mês a mês dentro do útero materno? A Munchkin te conta.

Segundo mês: nesse período, se formam os principais órgãos do corpo humano, apesar de ainda não se desenvolverem completamente. Formam-se os olhos, orelhas, boca, nariz e tornozelos. Os braços e as pernas também começam a se desenvolver. O coração, que já está em formação, bate aproximadamente 150 vezes por minuto. Ao final do segundo mês, o bebê já mede cerca de 4 cm.

Terceiro mês: o terceiro mês é marcado pelo desenvolvimento do esqueleto, das costelas, dos dedos das mãos e dos pés. Todos os órgãos internos são formados durante esse período, onde o bebê já alcança os 14 cm.

Quarto mês: Nessa fase, o bebê que já mede cerca de 16cm começa a se movimentar, sugar e engolir. Ele também é capaz de perceber alterações de luz e diferenciar gostos amargos e doces.

Quinto mês: durante esse período, nascem os primeiros fios de cabelo, os cílios e as sobrancelhas. Já é possível identificar o sexo do bebê, visto que as trompas e útero das meninas e os órgãos genitais dos meninos já estão formados. Com cerca de 25 cm, o bebê consegue realizar mais movimentos como franzir a testa e chupar o dedo.

Sexto mês: o bebê que já mede em torno 32 cm consegue reconhecer sons externos, principalmente a voz e a respiração da mamãe. Lábios e sobrancelhas começam a ficar mais visíveis e as impressões digitais começam a se formar nas pontas dos dedinhos.

Sétimo mês: nessa fase, o bebê começa a bocejar, abrir os olhos e se movimentar com mais frequência e intensidade. Os órgãos internos continuam crescendo e ele também reage a outros estímulos sonoros, como musicas e conversas. Ao final do sétimo mês, o bebê mede entre 35 e 40 cm.

Oitavo mês: com cerca de 40 – 45 cm, o bebê já começa a ficar de cabeça pra baixo – a posição para o parto. Os pulmões estão quase prontos e os ossos mais resistentes.

Nono mês: com uma média de 45 – 50 cm, todos os órgãos do bebê estão completamente formados e ele já consegue controlar sua respiração. Por volta da 40º semana, ele já está pronto para nascer.

Feto ao final dos nove meses

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fonte: Portal Brasil

#desenvolvimento #feto #formação #gestação

    151