Alimentação saudável previne obesidade infantil



Segundo estudiosos, a exposição precoce a alimentos com alta concentração de gordura e açúcar está diretamente relacionada à preferência alimentar das crianças, o que pode ocasionar a obesidade infantil. Nos últimos anos, este assunto se tornou pauta para diversas políticas públicas, fazendo parte dos esforços de profissionais da área de saúde.

Antes da introdução alimentar, as crianças já são expostas à uma grande quantidade de alimentos por meio do leite materno. Por isso a importância de uma alimentação saudável durante a gestação e a lactação. Após a fase do aleitamento materno, é importante que os pais ofereçam para os seus filhos uma dieta rica em vitaminas e nutrientes, acostumando-os desde pequenos a optarem por alimentos mais saudáveis e nutritivos.

Os nutrientes são substâncias necessárias para a energia, crescimento e funcionamento normal do corpo. Existem em média 40 tipos de nutrientes essenciais, que são: carboidratos, proteínas e gorduras (responsáveis pela energia e tecidos do corpo) e vitaminas e minerais (utilizadas para regular e controlar os processos do corpo).