Segundo o Ministério da Saúde, acidentes domésticos como afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicação infelizmente são a principal causa de morte de crianças de até 9 anos no Brasil. Apesar de haver uma queda nos óbitos infantis na última década, os dados ainda são preocupantes. Saiba como evitar esses sustos dentro de casa.
Queimaduras: normalmente, os casos de queimaduras acontecem ao lado do fogão, quando as crianças derrubam as panelas e seu conteúdo sobre o corpo. Para evitar, mantenha os cabos das panelas voltados para o lado de dentro do fogão e não permita brincadeiras com álcool e fogo.
Afogamentos: baldes, banheiras e vasos sanitários oferecem riscos para bebês e crianças pequenas. Por isso, um adulto deve supervisioná-las onde houver água, mesmo que elas saibam nadar ou que os locais sejam considerados rasos. E não se esqueça de deixar a piscina sempre cercada.
Quedas: evite deixar cadeiras, camas e bancos próximos às janelas. É um perigo principalmente para quem mora em apartamentos. Além disso, é válido providenciar antiderrapantes nos tapetes, para evitar escorregões.
Intoxicação: crianças pequenas tem o hábito de levar tudo à boca. Por isso, evite que inseticidas, álcool, detergentes e outras substâncias tóxicas estejam ao alcance delas. Em caso de intoxicação, a primeira providência deve ser levar a criança para uma emergência, de forma que os profissionais de saúde possam identificar a substância e indicar o tratamento adequado.
Brinquedos: antes de comprar um determinado brinquedo, considere a idade e o nível de habilidade da criança, além de observar se o produto tem o selo do INMETRO. Preste atenção em brinquedos ou parte deles que podem oferecer riscos de engasgamento (peças pequenas), estrangulamento (correntes e cordas) ou corte (pontas ou bordas afiadas).
Além de todos esses cuidados, os pais e influenciadores também devem orientar as crianças em relação ao cuidado que elas devem tomar em determinadas circunstâncias. Uma boa dica também é utilizar protetores nas tomadas e nas quinas dos móveis.
Pensando nos cuidados com os pequenos, a Munchkin desenvolveu alguns produtos práticos e inovadores para auxiliar na segurança das crianças. Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Fonte: Ministério da Saúde