top of page

Benefícios da vitamina D para as crianças


A suplementação de vitamina D é recomendada desde as primeiras semanas de vida até em média os dois anos de idade. Mas por que essa suplementação é tão importante para a saúde da criança?

A vitamina D é uma substância essencial para a formação, conservação e reconstrução dos ossos e dentes, atuando juntamente ao cálcio, fósforo e flúor. Sua deficiência causa um impacto negativo no desenvolvimento da estrutura óssea, pois pode provocar raquitismo na infância e descalcificação óssea na fase adulta, tornando-se complicada a recuperação em casos de fraturas. Mas onde encontrar essa vitamina tão importante?

A vitamina D está presente nos raios ultravioletas e em alguns tipos de peixes, como salmão, sardinha e atum, bem como no leite e seus derivados. Porém o alimento supre apenas de 20 a 30% das necessidades diárias, sendo que o restante precisa vir pela pele e pelo medicamento, que geralmente começa a ser administrado ainda na gestação e pode se estender até os dois anos de vida da criança.


A suplementação medicamentosa acontece porque não se garante uma produção adequada de vitamina D se a criança for exposta ao sol nos horários recomendados, que é antes das 10h e depois das 15h. Além disso, existe o entrave dos protetores solares: apesar de não barrarem completamente a radiação, eles a reduzem consideravelmente, prejudicando a produção de vitamina D. Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) incentiva a suplementação de 400 UI diárias para bebês de até 12 meses, e de 600 UI, para crianças de 12 a 24 meses. Nas crianças acima dessa faixa etária, a SBP incentiva uma alimentação balanceada e brincadeiras ao ar livre, para a absorção natural da vitamina.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

33 visualizações
bottom of page