Infertilidade: saiba o que é e suas causas



Antigamente, quando um casal não conseguia ter filhos, a sociedade costumava dizer que o problema estava na mulher. Mas hoje em dia, com a evolução cientifica e a transformação das relações humanas, sabemos que não é bem assim. De maneira genérica, os especialistas afirmam que a infertilidade ocorre 40% por fatores femininos, 40% por fatores masculinos e 20% por fatores femininos e masculinos associados. Mas afinal, do que se trata a infertilidade e quais são as suas causas?

A infertilidade é a dificuldade de reprodução. Geralmente, o diagnóstico é feito quando um casal não obtém gravidez mesmo sem o uso de qualquer método contraceptivo, após um ano de tentativas bem distribuídas ao longo do ciclo menstrual. Existem dois tipos de infertilidade: primária, quando não há gestação anterior e a secundária, se já houve alguma gravidez. É importante ressaltar que o fato da mulher ter sido mãe antes não garante a fertilidade para uma futura gravidez. O diagnóstico de infertilidade também pode ser dado para mulheres que chegam a engravidar, mas não conseguem manter a gestação até o final.

A infertilidade atinge aproximadamente 15% dos casais e pode ser causada por diversos motivos: problemas no organismo feminino, masculino ou uma associação de ambos.

O que pode causar a infertilidade feminina?

- Distúrbios hormonais que impedem ou dificultam o crescimento e a liberação do óvulo;