Síndrome dos Ovários Policísticos x Gestação



Se você está com dificuldades de engravidar, pode ser que seja portadora da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), uma disfunção hormonal que acomete uma em cada cinco mulheres em idade reprodutiva e começa a se desenvolver durante a puberdade.

A SOP é um distúrbio endócrino que provoca alterações nos níveis hormonais, levando a formação de cistos nos ovários que pode causar dificuldade para engravidar ou até mesmo infertilidade. Caracteriza-se também pela menstruação irregular, alta produção de hormônio masculino (testosterona) e consequentemente, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade e acne. Mas vale lembrar que algumas vezes, a doença é assintomática.

O diagnóstico da síndrome é feito através de exames clínicos, ultrassom ginecológico e exames laboratoriais. Mulheres que estão acima do peso, têm glicemia, pressão arterial e taxa de colesterol elevadas fazem parte do grupo de risco da doença, e, por isso, precisam seguir uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e realizar acompanhamento ginecológico anual.

O tratamento da SOP depende dos sintomas apresentados pela mulher. Os mais recomendados são:

- Anticoncepcionais orais: caso a mulher não tenha desejo de engravidar, a pílula será muito útil para controlar o aparecimento de pelos indesejados, espinhas, irregularidade menstrual e reduzir o volume de cistos nos ovários.

- Antidiabetogênicos orais: caso a síndrome esteja relacionada a resistência do corpo feminino à insulina, o tratamento é feito com medicamentos para diabetes.

- Indução da ovulação: caso a mulher deseje engravidar e a SOP seja constatada como motivo de dificuldade de gestação, o médico poderá recomendar a indução da ovulação após o controle dos níveis hormonais.

Se você notou algum dos sintomas descritos acima, procure o seu ginecologista obstetra o quanto antes. Apenas ele poderá diagnosticar a doença e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

É importante ressaltar que existem formas de amenizar os sintomas da SOP e que uma mulher portadora da síndrome não pode descartar a possibilidade de engravidar, pois com o tratamento correto, a gestação é possível.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: Gineco | Pais e Filhos

#gestação #infertilidade #tratamento #sintomas

18 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.