Se você está com dificuldades de engravidar, pode ser que seja portadora da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), uma disfunção hormonal que acomete uma em cada cinco mulheres em idade reprodutiva e começa a se desenvolver durante a puberdade.
A SOP é um distúrbio endócrino que provoca alterações nos níveis hormonais, levando a formação de cistos nos ovários que pode causar dificuldade para engravidar ou até mesmo infertilidade. Caracteriza-se também pela menstruação irregular, alta produção de hormônio masculino (testosterona) e consequentemente, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade e acne. Mas vale lembrar que algumas vezes, a doença é assintomática.
O diagnóstico da síndrome é feito através de exames clínicos, ultrassom ginecológico e exames laboratoriais. Mulheres que estão acima do peso, têm glicemia, pressão arterial e taxa de colesterol elevadas fazem parte do grupo de risco da doença, e, por isso, precisam seguir uma dieta saudável, praticar exercícios físicos e realizar acompanhamento ginecológico anual.
O tratamento da SOP depende dos sintomas apresentados pela mulher. Os mais recomendados são:
- Anticoncepcionais orais: caso a mulher não tenha desejo de engravidar, a pílula será muito útil para controlar o aparecimento de pelos indesejados, espinhas, irregularidade menstrual e reduzir o volume de cistos nos ovários.
- Antidiabetogênicos orais: caso a síndrome esteja relacionada a resistência do corpo feminino à insulina, o tratamento é feito com medicamentos para diabetes.
- Indução da ovulação: caso a mulher deseje engravidar e a SOP seja constatada como motivo de dificuldade de gestação, o médico poderá recomendar a indução da ovulação após o controle dos níveis hormonais.
Se você notou algum dos sintomas descritos acima, procure o seu ginecologista obstetra o quanto antes. Apenas ele poderá diagnosticar a doença e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
É importante ressaltar que existem formas de amenizar os sintomas da SOP e que uma mulher portadora da síndrome não pode descartar a possibilidade de engravidar, pois com o tratamento correto, a gestação é possível.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Fontes: Gineco | Pais e Filhos