A importância do ácido fólico durante a gestação



Antes de engravidar, é necessário que a mulher redobre a atenção com a sua saúde. Alimentação adequada e suplementação vitamínica são o primeiro passo para uma gestação saudável. O ácido fólico, por exemplo, é recomendado dois meses antes de engravidar e nos dois primeiros meses da gestação. Conheça os benefícios para mãe e bebê.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, frutas cítricas e gema de ovo. Ele é importante durante as primeiras semanas de gestação, enquanto acontece o fechamento do tubo neural. Caso o corpo da gestante esteja com deficiência dessa vitamina, o processo de formação do sistema nervoso primitivo não se completa, podendo causar anencefalia ou deixar sequelas graves, como a impossibilidade de andar. O ácido fólico ainda evita doenças do coração, do trato urinário e fissuras lábio-palatinas no bebê.

Antes de engravidar e nos primeiros meses da gestação, a mulher deve ingerir o ácido fólico em comprimidos, com uma dosagem de 400ug diários, uma recomendação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e do Ministério da Saúde. Isso porque durante esse período, a quantidade de ácido fólico fornecido pelos alimentos é insuficiente, pois o processo de cozimento diminui o teor da vitamina.

Caso na sua família tenha histórico de fetos com problemas no tubo neural, é recomendável avisar ao médico, para que exames genéticos mais aprofundados sejam feitos. Além do ácido fólico, outras recomendações podem ser feitas. E não se esqueça: consulte o seu ginecologista obstetra antes de tomar qualquer medicamento. Apenas ele pode indicar o ideal para o seu caso.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: Ministério da Saúde | FEBRASGO | Pais e Filhos

#cuidados #prevenção #gestação #suplementação #planejamento

0 visualização

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.