Segundo uma pesquisa realizada pela American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono), dormir pelo tempo adequado traz benefícios físicos, mentais e emocionais para crianças e adolescentes.
A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) faz algumas recomendações para que o sono dos pequenos seja ainda mais proveitoso. Uma delas é desligar todas as telas, como televisores e computadores, meia hora antes de ir para a cama, além de não permitir esse tipo de tecnologia no quarto. De acordo com o instituto, o tempo adequado de sono varia de acordo com a idade:
- Primeiro ano de vida: entre 12 e 16 horas de sono/dia.
- 1 a 2 anos: 11 a 14 horas de sono/dia.
- 3 a 5 anos: 10 a 13 horas de sono/dia.
- 6 a 12 anos: 9 a 12 horas de sono/dia.
- 13 a 18 anos: 8 a 10 horas de sono/dia.
Segundo as pesquisas, crianças que não dormem pelo tempo suficiente estão expostas a maiores riscos de lesões, hipertensão, obesidade e depressão. Porém vale ressaltar que crianças e adolescentes que dormem mais do que o recomendado também estão sujeitas a efeitos adversos como pressão alta, diabetes, obesidade e problemas de saúde mental.
Caso o seu filho esteja dormindo pouco ou ultrapassando o recomendado, vale a pena consultar um médico para determinar se pode haver um transtorno de sono.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Fontes: BBC | BabyCenter