Como preparar a criança para a chegada do irmãozinho



Além das preocupações com amamentação e rotina, a chegada de um bebê na família também traz outro desafio para os pais: como explicar e equilibrar a atenção com o filho mais velho?

É comum que o filho mais velho se sinta inseguro e ameaçado com a chegada de um bebê. Por isso, as alterações na rotina familiar devem ser explicadas com bastante tempo de antecedência. Logo no início da gestação, conte para a criança sobre a chegada do irmãozinho. Assim vocês terão bastante tempo para conversar sobre o assunto.

Também é importante inserir o mais velho nas decisões ao longo dos nove meses. Uma boa dica é pedir ajuda na escolha dos itens do quartinho e também na decisão do nome. Dessa forma, a criança se sente inserida e terá maior facilidade de assimilar os novos acontecimentos.

O primeiro contato entre o filho mais velho e o bebê também é importante para estreitar o vínculo entre irmãos. Deixe o mais velho pegar o recém-nascido no colo, fazer carinho e conhece-lo de perto, tornando o momento divertido e descontraído. Também deixe que ele ajude em algumas tarefas com o bebê, pois isso fará com que ele se sinta útil e importante.

Estar presente em momentos como refeições e lição de casa também ajuda com que o mais velho não se sinta de lado.

Não se esqueça que mudanças bruscas como a entrada na escola e troca de cama e/ou quarto devem acontecer bem antes ou bem depois da chegada do bebê, para que o mais velho não associe esses fatos.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: BabyCenter | Tricae

#momentodemudança #influenciadores #comportamento #relacionamento #família

14 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.