Desde segunda-feira (06), postos de saúde de todo o país estão recebendo crianças de um a cinco anos para se vacinarem contra a poliomielite e sarampo. No dia 18 de agosto, sábado, acontecerá a mobilização nacional, conhecida como Dia D, onde os mais de 36 mil postos de saúde estarão abertos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças da faixa etária até o dia 31/08, data de término da Campanha Nacional de Vacinação.
Em 2016 o Brasil recebeu o certificado de eliminação do vírus de sarampo e se esforça para mantê-lo através da vigilância epidemiológica e imunização. Porém neste ano, nosso país enfrenta surtos da doença em Roraima e Amazonas e alguns casos isolados também em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará. De acordo com o Ministério da Saúde, o genótipo do vírus que circula no Brasil é o mesmo presente da Venezuela. Desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, todas as crianças receberão uma dose da Tríplice Viral, que protege também contra caxumba e rubéola.
Já a poliomielite foi erradicada em nosso país em 1994. Apesar de não haver casos de paralisia infantil no Brasil atualmente, cerca de 312 cidades estão abaixo da meta de vacinação, além de um caso da doença ter sido registrado na Venezuela em junho. Por isso, as crianças que não tomaram nenhuma dose receberão a Vacina Inativada e os que tiverem uma ou mais doses da vacina, receberão a vacina oral, conhecida como “gotinha”.
A vacinação é a melhor maneira de proteger seu filho contra as doenças. Mantenha o cartão de vacina sempre atualizado e participe das Campanhas Nacionais de Vacinação.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Fontes: Ministério da Saúde | Revista Crescer