Síndromes na infância



As síndromes, que afetam cerca de 3% da população mundial, são responsáveis por alterar o comportamento, desenvolvimento mental e físico do ser humano. Apesar de ser possível identificar alguns tipos ainda na gestação, outros são diagnosticados somente após o nascimento.

São vários os motivos que podem ocasionar em uma síndrome: alterações genéticas no momento da concepção e doenças como rubéola, toxoplasmose, que podem alterar o sistema neurológico do feto ao longo da gravidez, bem como uso de álcool e outras drogas. Além disso, mulheres com mais de 35 anos e casais que tem alguma relação sanguínea também estão sujeitos a gerar uma criança com síndrome. Conheça alguns dos principais tipos e suas características.

- Síndrome de Down: a mais frequente, atingindo um a cada 600 bebês, é causada por uma alteração genética durante a concepção. Crianças portadoras dessa síndrome tem um cromossomo a mais, olhos amendoados e rosto com perfil achatado, podem apresentar também alguma flacidez muscular. É aconselhável o estimulo através de