Doenças mais comuns na primavera



A primavera começou oficialmente em 22 de setembro às 22h53. A estação, que é marcada pelas flores, também é relacionada ao tempo seco que pode afetar principalmente bebês e crianças. A seguir, veja algumas das doenças características dessa estação.

- Catapora: é uma doença infectocontagiosa bastante frequente em crianças com idade inferior a 10 anos. Pode ser transmitida entre 24 e 48h antes do surgimento das lesões através do contato direto (gotículas de saliva como fala, tosse ou espirros) ou por compartilhamento de objetos. Febre, dores de cabeça, falta de apetite e bolhas avermelhadas pelo corpo são os sintomas característicos da catapora.

- Rinite alérgica: trata-se de uma inflamação das mucosas nasais que começa quando o sistema imunológico tenta se defender das partículas de alergia presentes no ar. Os sintomas mais comuns são nariz entupido, secreção clara e coceira nasal.

- Conjuntivite: inflamação que provoca irritação nos olhos é contagiosa e transmitida através do compartilhamento de objetos ou utensílios pessoais. Pode causar vermelhidão, sensibilidade à luz, visão sem foco e até mesmo dor.

- Asma: inflamação crônica das vias aéreas que pode ser provocada devido ao tempo seco característico da época. Pode se manifestar com pó, cheiro de perfume, cigarro, entre outros. Os principais sintomas são tosse, cansaço e falta de ar.

- Roséola: causada por alguns tipos do vírus herpes humano, caracteriza-se pelo surgimento de manchas na pele após febre alta. Pode atingir crianças entre 6 meses e 6 anos de idade. Febre alta, secreção nasal, falta de apetite e erupção na pele são alguns dos principais sintomas.

Algumas das doenças acima citadas podem ser prevenidas com vacinas ou evitando o contato com pessoas doentes, principalmente por se tratar de doenças contagiosas. Em caso de suspeita, procure um médico pediatra para que ele possa indicar o melhor tratamento.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: Bebê Abril | Revista Crescer

#doenças #cuidados #vacina #prevenção

236 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.