Dicas de etiqueta para visitar recém-nascidos



Acompanhar a gestação de uma amiga próxima ou familiar é uma experiência maravilhosa, tanto que ao receber a notícia do nascimento um dos primeiros impulsos é fazer uma visita aos pais e ao bebê. Apesar de uma nova vida ser motivo de celebração, trata-se de um momento de mudanças e é comum que os pais peçam por um pouco de privacidade. Chegado o momento da visita, é sempre bom ficar atento para não cometer gafes. Confira algumas dicas.

- Pergunte onde visitar: alguns pais preferem receber visitas no hospital, pois contam com apoio de enfermeiras e profissionais para auxiliar. Outros preferem receber visitas em casa alguns dias após o nascimento, para terem a oportunidade de se familiarizar com a nova rotina.

- Não apareça de surpresa: com um recém-nascido em casa, aparecer de surpresa nem sempre é uma boa ideia. Ligue e converse com os pais sobre a possibilidade da visite e combinem um horário de acordo com a rotina da criança.

- Evite visitas em horários de refeições: devido ao dia a dia da família estar alterado, nem sempre é possível fazer uma refeição com calma. Por isso, evite horários de café da manhã, almoço e jantar. Chegar durante as refeições pode ser desagradável e deixar o casal em uma saia justa por não ter preparado o suficiente. Levar uma comida pronta é agradável, pois os pais nem sempre tem tempo para cozinhar.

- Higiene: não é frescura dos pais pedir para que as visitas higienizem as mãos antes de entrar em contato com o recém-nascido, que ainda não tem o sistema imunológico totalmente desenvolvido. Por isso, lavar as mãos ou utilizar álcool em gel é indispensável. Além disso, evite usar perfumes ou produtos com fragrância forte.

- Não dê conselhos ou palpites: caso veja alguma situação na qual você não concorde, é melhor não se manifestar. Alguns conselhos podem ser inconvenientes e deixar os pais de primeira viagem tristes e inseguros com sua nova realidade.

- Se retire durante a amamentação: caso perceba que o bebê está irritado ou precisa amamentar, despeça-se. Algumas mulheres preferem privacidade no momento da amamentação, ainda mais nas primeiras semanas, onde tudo é novidade.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fonte: Revista Crescer

#pais #recémnascido #cuidados #higiene #adaptação

8 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.