A preocupação das grávidas em relação a gatos ocorre devido ao risco de infecção pelo parasita Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose.
A associação da doença com gatos ocorre por causa da possibilidade do ciclo da toxoplasmose se completar no organismo do animal e cistos serem expelidos pelas fezes.
No entanto, é importante ressaltar que a contaminação envolvendo felinos se dá com o contato com as fezes contaminadas. Por isso, durante a gravidez é aconselhável que grávidas não manipulem caixas de areias.
Esse cuidado junto com o cuidado da saúde do gato de estimação minimiza o risco de contaminação. É necessário realizar as visitas ao veterinário e evitar que o animal seja exposto à rua, onde pode haver outros animais, lixos e água contaminados.
Além dos cuidados com as fezes de felinos, é necessário que as futuras mamães fiquem atentas a outras formas de infecção, que inclui a ingestão de carne crua ou mal passada, água contaminada e vegetais mal lavados.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Comentarios