Saúde Bucal durante a gestação exige cuidados redobrados



Muitas mães não sabem, mas, durante o período de gestação uma das partes do corpo mais afetadas é a boca. Isso se dá porque o corpo da mulher passa por mudanças hormonais e metabólicas que têm a função de ajudar o desenvolvimento do bebê e acabam afetando a cavidade bucal.


Com a maior produção de hormônios (estrogênio e progesterona) pela placenta, ocorrem modificações vasculares que facilitam o ataque de bactérias, podendo desencadear o quadro de gengivite que, se não tratado, pode evoluir para casos mais graves de inflamação e até mesmo afetar a gravidez.


Outra ação provocada pela mudança hormonal é a alteração no pH da saliva, que se torna mais ácida. Com isso, o esmalte dos dentes pode ser prejudicado e, assim, ocorrer o aparecimento de cáries. Por isso, a higienização bucal deve ser feita com a atenção redobrada.


Frente a todas as mudanças do corpo, a mãe deve procurar um dentista para acompanhamento odontológico (pré-natal odontológico), o que é uma diretriz estabelecida como recomendação pelo Ministério da Saúde para todas as futuras mamães.


Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


Fonte: Revista Crescer | Saúde Abril

219 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.