A adaptação da criança na escola



O início da vida escolar pode ser um momento tenso tanto para as crianças quanto para os pais. Acostumados com o ambiente familiar por anos, os pequenos podem estranhar o local, as pessoas e a rotina diferente da habitual. Já os pais se sentem culpados, pois para eles é difícil deixar os filhos nas mãos de “desconhecidos”, por mais que estes sejam profissionais capacitados. Apesar das crianças reagirem de maneiras diferentes nesse momento, é importante estar sempre preparado para lidar com todos os tipos de situação.

Antes de mais nada, os pais tem que se envolver ao máximo com a escolha da escola, tomando todos os cuidados possíveis. Nesse processo, alguns pontos importantes devem ser observados, tais como: espaço físico, recursos e equipamentos, preparação dos educadores, local e desempenho/classificação da escola junto aos órgãos responsáveis.

Feita a matrícula, antes do primeiro dia de aula os pais devem estabelecer um diálogo com os pequenos: a criança tem que perceber que a ida à escola é um momento de mudança, mas que proporcionará c