Sonambulismo em crianças



Uma pesquisa divulgada pelo JAMA Pediatrics indicou que crianças cujos pais são sonâmbulos tem até sete vezes mais chances de desenvolver o transtorno. Mas do que se trata o sonambulismo?

O sonambulismo é um distúrbio do sono, frequente entre 04 e 10 anos de idade, devido à imaturidade do sistema nervoso central, que ainda está em desenvolvimento. Na adolescência, o distúrbio tende a diminuir significativamente. Ele tende a ocorrer no início do sono da criança e pode durar de alguns minutos a quarenta minutos. Andar pela casa, sentar na cama, falar ou responder perguntas e não se lembrar de tais atos na manhã seguinte são exemplos do que pode acontecer durante a crise.

Não há como evitar o sonambulismo, mas existem algumas atitudes que podem evitar que a criança se machuque: trancar portas e retirar as chaves para evitar que ela saia de casa, deixar objetos cortantes e produtos químicos fora do alcance e colocar telas de proteção nas janelas são atitudes recomendadas para evitar acidentes.

Lembre-se de nunca acordar a criança durante uma crise de sonambulismo, pois ela pode se assustar ou ficar confusa com a situação, o que pode desencadear novos episódios durante uma mesma noite. O melhor a fazer nesses casos é conduzir a criança de volta à cama.

Caso os episódios de sonambulismo ocorram de quatro a cinco vezes por noite ou cinco vezes na semana, a criança pode apresentar sinais de sonolência, o que prejudica o seu dia-a-dia. Neste caso, procure um médico para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: BabyCenter | Guia do Bebê

#hábito #sono #comportamento

33 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.