Saiba mais sobre a medicina fetal



Você sabia que cerca de 30% dos problemas de malformações podem ser solucionados quando o bebê ainda está no útero? Esse é o intuito da medicina fetal, uma área de atuação da Ginecologia e Obstetrícia que visa promover a saúde materno-fetal através do acompanhamento detalhado da gestante.

Através de procedimentos preventivos, o especialista em medicina fetal consegue analisar riscos, diagnosticar e tratar possíveis complicações da gestação. Entre os procedimentos mais comuns realizados por esses profissionais estão o aconselhamento genético, rastreamento de doenças cromossômicas, diagnóstico de complicações da gestação e de malformações fetais através de exames de imagem, bem como punções para obtenção de amostras para exames laboratoriais.

Graças à evolução da medicina fetal, surgiram também alguns procedimentos cirúrgicos que são realizados para operar o feto, quando necessário. Confira algumas das patologias que podem ser tratadas através da medicina fetal.

- Hérnia Diafragmática Congênita (HDC): quando o diafragma não fecha completamente e, por isso, os órgãos do abdômen sobem para o tórax e impedem o desenvolvimento do pulmão. Nos casos graves, essa malformação pode ser corrigida com uma ciru