A importância da leitura no desenvolvimento infantil



A leitura é um dos melhores hábitos a serem inseridos na rotina de uma criança. Ela abre portas para o desenvolvimento do indivíduo, pois provoca sentimentos, amplia a compreensão da realidade e estimula a criatividade e a imaginação.

Caso a criança seja estimulada a folhear livros, frequentar livrarias e bibliotecas desde cedo, elas desenvolvem o prazer pela leitura naturalmente. Um dos maiores benefícios dessa interação é a facilidade com a interpretação textual, habilidade fundamental no contexto escolar. Além disso, a leitura também auxilia na ampliação do vocabulário, pois a criança tem contato com palavras de variados campos semânticos e fonéticos, o que proporcionará a ela maior repertório ao conversar e ao escrever.

Mas lembre-se: a leitura deve ser introduzida de forma natural, não deve ser uma atividade imposta. Observe quais os assuntos chamam mais atenção da criança e permita que ela escolha o que quer ler, sempre se atentando à faixa etária. Uma boa dica é conversar sobre o livro com a criança, perguntar o enredo da história e estimular conversas sobre o que está sendo lido.