Varizes na gestação



Mais conhecidas como varizes, as veias dilatadas de pequeno, médio ou grande calibre que costumam acometer principalmente os membros inferiores podem causar desconforto também às gestantes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 45% das brasileiras sofrem desse problema, que pode ganhar maior destaque na gestação. Isso ocorre devido ao corpo do mãe produzir mais sangue para sustentar ela e o bebê. O peso extra obtido durante a gravidez pressiona os vasos sanguíneos que precisa trabalhar para levar o sangue de volta ao coração. Esse fato acrescido da pressão do útero sobre os vasos pélvicos e aumento do índice de progesterona pode resultar nas varizes, que costuma aparecer ao final do segundo trimestre.

Apesar da predisposição e histórico com varizes, mulheres que nunca apresentaram o problema também podem notar esse incômodo durante a gestação. Mas a boa notícia é que alguns meses após o parto, a dilatação das veias e cor intensa podem diminuir.

Não há muitas maneiras de prevenir as varizes, mas um cuidado que as gestantes podem incluir em sua rotina é o uso de meias elásticas de média compressão, que ajudam também a aliviar o desconforto do inchaço, comum ao final da gestação.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: Ministério da Saúde | Revista Crescer

#gestação #gestante #gravidez #Varizes

23 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.