Colo de mãe ajuda a aliviar as dores



Pesquisadores de Trieste, na Itália, fizeram o acompanhamento de 80 recém-nascidos enquanto eles passavam pelo teste do pezinho. Com dois métodos diferentes, ofereceram água com açúcar e leite materno. O primeiro enquanto estavam em um trocador e o segundo enquanto estavam nos braços das mães.

Foram analisadas as expressões faciais e as mudanças nos níveis de oxigênio no cérebro dos bebês, o que indica resposta de alívio e/ou de dor. Com a combinação de uma bebida reconfortante e o abraço materno, os recém-nascidos se sentiram melhor rapidamente, do que quando colocados em um trocador.

Segundo o pesquisador do estudo, Sergio Demarini, do Instituto de Saúde Materno-Infantil do IRCCS Burlo Garofolo, “o colo da mãe, em combinação com a amamentação, proporcionou melhor analgesia do que somente o leite materno ou somente a glicose”. Para ele, a combinação de métodos podem ter efeitos cumulativos, já que possuem funcionamento diferentes.

Um motivo para isso é que a amamentação já está associada aos sentimentos positivos nos cérebros dos bebês, já que a maioria das mães amamenta os recém-nascidos desde as primeiras horas de vida em seus braços, tornando a estratégia perfeita para que os pequenos demonstrem pouco ou até mesmo nenhum sinal de dor.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fonte: Revista Crescer


23 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.