Uma em cada dez crianças com até 5 anos estão acima do peso. Esse é o resultado de uma pesquisa divulgada pelo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019). Olhando esse cenário, o que podemos fazer para melhorar essa estatística?
Em primeiro lugar, temos que entender o que está por trás desses números. Segundo o estudo, uma das hipóteses que explicam os dados é o aumento do consumo de produtos industrializados.
A quantidade de crianças com sobrepeso é o dobro do que era apresentado há 15 anos. Se cruzarmos esses dados com estudos sobre o consumo de alimentos industrializados, percebemos os números estão aumentando nos dois casos.
De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e realizada pela Datafolha, o consumo de industrializados aumentou durante a pandemia de Covid-19 e a tendência é de alta para os próximos anos.
Entendemos que nem todas as famílias têm condições de proporcionar alimentação sem industrializados devido aos altos preços de outros tipos de alimentos e pela dinâmica do dia a dia.
Mas a orientação do Ministério da Saúde é evitar, sempre que possível, o consumo de ultraprocessados, incentivar a prática de atividades físicas e aumentar a quantidade de frutas, hortaliças e outros vegetais regularmente.
Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.
Fonte: Revista Crescer | Ministério da Saúde
Comentarios