Dicas para a introdução alimentar
top of page

Dicas para a introdução alimentar


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Após esse período, o leite materno não é capaz de suprir todos os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento do bebê e, por isso, outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta dos pequenos. Mas de que forma fazer a introdução alimentar? O que oferecer ao bebê? A Munchkin te ajuda nessa!

Normalmente, logo aos seis meses, os pediatras indicam que além do leite materno, a criança seja alimentada com frutas em forma de suco ou papinha. Escolha frutas mais doces e menos ácidas e de preferência não acrescente açúcar ou água para não prejudicar o paladar do bebê. É normal que nas primeiras vezes a criança rejeite o alimento, mas vale a pena insistir e educar o paladar da criança aos pouquinhos.

Por volta dos sete meses, você pode tentar introduzir uma sopinha na alimentação do bebê. Prepare-a com legumes, tubérculos, verduras e carne, mas com pouco sal e ofereça na hora do almoço. Quando o bebê estiver aceitando bem esse tipo de alimento, ofereça também na hora do jantar. Nesse período o bebê também pode resistir e não aceitar logo de cara, mas lembre-se que paciência e persistência são fundamentais nessa fase.

Ao completar oito meses, o bebê pode começar a comer a comida da família, já que ele vem experimentando novos sabores desde o sexto mês. O arroz, feijão, carne e legumes ainda devem ser amassados, porém menos que nos meses anteriores.

Os últimos alimentos a serem inseridos na rotina do bebê são os peixes e ovos, pois são itens mais propensos a causarem alergias. Lembre-se de introduzir um alimento por vez e aguardar dois ou três dias para oferecer outro ou misturar sabores. Dessa forma você pode identificar quais provocam alergia, diarreia, erupção cutânea ou vômitos.

Além de chamar a atenção do bebê, um cardápio variado e um prato colorido permitem a variedade de sabores e proporcionam as vitaminas e nutrientes que seu filho precisa.


Curiosidades

O Ministério da Saúde (MS), juntamente à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceram, para crianças menores de 2 anos, dez passos para uma alimentação saudável. Confira.

1) Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

2) A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

3) A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.

4) A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.

5) A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.

6) Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

7) Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

8) Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

9) Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o armazenamento e a conservação adequados.

10) Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

Nessa fase tão gostosa de ver o seu bebê se deliciando com novos sabores, conte com os produtos de alimentação da Munchkin. Fique de olho no blog, pois nós queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

68 visualizações
bottom of page