Descubra os benefícios da natação para seu bebê
top of page

Descubra os benefícios da natação para seu bebê



Nos primeiros anos de vida, as crianças passam por um processo intenso de desenvolvimento que pode ser auxiliado e estimulado através da natação, atividade que proporciona inúmeros benefícios para os bebês.

Pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia acompanharam bebês com idade entre 2 e 7 meses que praticaram natação. Suas aulas envolviam atividades como dar cambalhotas sobre um tapete flutuante, mergulho e equilíbrio. Aos 5 anos, as mesmas crianças passaram por testes que envolviam equilíbrio e concluiu-se que estes que praticaram natação saíram-se melhor na avaliação.

Além de melhorar a coordenação motora, a natação proporciona noções de espaço e tempo, preparando a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento. A natação também é uma aliada no estímulo do apetite, no aumento da resistência cardiorrespiratória e muscular, tranquiliza o sono e é capaz de prevenir diversas doenças.

Normalmente, as aulas de natação são ministradas com os pais na piscina até os 03 anos de idade, tempo ideal para que a criança se sinta segura e consiga transformar o desconhecido em um ambiente prazeroso. Geralmente, são promovidas atividades com a finalidade de aproximar o bebê, família e professor, importante para o desenvolvimento afetivo e inteligência emocional da criança.

Mas afinal, quando colocar o bebê na natação? Recomenda-se que seja a partir dos 6 meses de vida, período em que o conduto auditivo forma uma curvatura que dificulta a entrada da água, reduzindo as chances de infecção. Além disso, aos 6 meses, o bebê já está imunizado contra alguns agentes.

O ambiente para os bebês praticarem natação deve ser climatizado (piscina, corredor e vestiário com a mesma temperatura – em média 32ºC). Certifique-se também que a escola utiliza o mínimo de cloro possível.

Fique de olho no blog, pois nós queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

30 visualizações
bottom of page