A adaptação da criança na escola
top of page

A adaptação da criança na escola



O início da vida escolar pode ser um momento tenso tanto para as crianças quanto para os pais. Acostumados com o ambiente familiar por anos, os pequenos podem estranhar o local, as pessoas e a rotina diferente da habitual. Já os pais se sentem culpados, pois para eles é difícil deixar os filhos nas mãos de “desconhecidos”, por mais que estes sejam profissionais capacitados. Apesar das crianças reagirem de maneiras diferentes nesse momento, é importante estar sempre preparado para lidar com todos os tipos de situação.

Antes de mais nada, os pais tem que se envolver ao máximo com a escolha da escola, tomando todos os cuidados possíveis. Nesse processo, alguns pontos importantes devem ser observados, tais como: espaço físico, recursos e equipamentos, preparação dos educadores, local e desempenho/classificação da escola junto aos órgãos responsáveis.

Feita a matrícula, antes do primeiro dia de aula os pais devem estabelecer um diálogo com os pequenos: a criança tem que perceber que a ida à escola é um momento de mudança, mas que proporcionará conhecimento e novas amizades. Levar a criança na escola antes do início das aulas também contribui no processo de adaptação a essa nova realidade.

Levar os pequenos para auxiliarem na escolha dos materiais escolares também pode ser uma experiência muito enriquecedora: é importante que eles se sintam parte do processo e passem a conhecer mais o universo escolar aos poucos. Para as compras não ficarem caras e a situação sair do controle, dê opções como “este ou aquele lápis?” ou “qual mochila entre as três você gosta mais?”

No primeiro dia de aula, é recomendável que os pais fiquem com a criança na primeira hora. Essa atitude é importante para mostrar aos pequenos que eles não estão sendo abandonados em um local desconhecido. Dessa forma, a criança se sente mais segura até mesmo para estabelecer novos vínculos. Já a partir do segundo dia, os pais devem permanecer por algum tempo na recepção da escola, onde a criança será levada caso chore ou manifeste necessidade da família. Os pais podem passar a entregar a criança no portão da escola assim que se sentirem seguros e perceberem o mesmo no seu filho. Lembre-se: a confiança dos pais é fundamental para que a criança se sinta confiante também.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

29 visualizações
bottom of page