Desenvolvimento do bebê mês a mês
top of page

Desenvolvimento do bebê mês a mês


Durante a gravidez, a curiosidade dos pais é principalmente em relação à saúde e a carinha do bebê. Mas após o nascimento, a curiosidade maior é em relação à quando o bebê vai ficar sentado, engatinhar ou falar. Apesar de variar de criança para criança, existe um período para que aconteça cada um desses comportamentos. Confira:


Recém-nascido

Os sentidos dos bebês recém-nascidos são muito mais apurados que se pensa: eles já enxergam objetos e rostos próximos do seu campo de visão, ouvem e sentem cheiros. Logo nos primeiros dias, o bebê apresenta movimentos motores como jogar os braços, chorar, se contorcer, fechar as mãos, sugar o leite e deglutir. Ao final do primeiro mês, as meninas medem em média 53,7cm e pesam 4,2kg. Já os meninos tem em média 54,7cm e 4,5kg.

2 meses

No segundo mês o bebê ainda tem o corpo duro, porém já começa a sustentar a cabeça. Além disso, ele começa a sorrir para aquelas pessoas que são mais próximas, em resposta ao estimulo afetivo. Também é possível observar o movimento de pedalagem, quando o bebê move as pernas rapidamente como se estivesse pedalando uma bicicleta. Ao final do segundo mês, as meninas medem em média 57,1cm e pesam 5,1kg. Já os meninos tem em média 58,4cm e 5,6kg.

3 meses

O bebê já sustenta a cabeça voluntariamente e tenta alcançar objetos próximos. Por isso, ao passear, é importante deixa-lo em uma posição para que seja possível explorar as pessoas, objetos e paisagem, pois eles estão desenvolvendo ainda mais as vias visuais. Ao final desse período, as meninas medem em media 59,8cm e pesam 5,8kg. Já os meninos tem em média 61,4cm e 6,4kg.

4 meses

É o inicio da fase oral, e por isso, o bebê começa a levar objetos até a boca. Além disso, ele passa a utilizar o corpo todo para se comunicar e respeita a fala de quem está se comunicando com ele. Nesse período, a memória do bebê dura de 5 a 7 segundos e dessa forma, ele se diverte com brincadeiras repetitivas. Ao final do quarto mês, as meninas medem em média 62,1cm e pesam 6,4kg. Já os meninos medem 63,9cm e pesam 7kg.

5 meses

No quinto mês o bebê já consegue ficar sentado com auxílio de um apoio. Os pais devem coloca-lo nessa posição para fortalecer a coluna vertebral. Também nesse período, algumas crianças já começam a rolar sozinhas. Ele ri, emite sons ao brincar e grita de alegria. Seu rosto começa a expressar medo, susto, alegria, raiva, ansiedade e excitação. Agarra, apalpa e quer sentir tudo e todos. Vira a cabeça quando chamam o seu nome. Ao final do quinto mês, as meninas medem em media 64cm e pesam 6,9kg. Já os meninos medem 65,9cm e medem 7,5kg.

6 meses

A partir desse período até o nono mês é importante verificar se há um bom contato ocular: alguém olha e ele responde. Também é ideal que ele comece a sentar sem o auxílio de um apoio. Aprimorando o desenvolvimento oral, é normal que o bebê balbucie para os brinquedos, use diferentes vogais e consoantes. Nessa fase, o bebê também já consegue distinguir rostos de familiares e estranhos. As meninas medem em média 65,7cm e pesam 7,3kg, enquanto os meninos medem 67,6cm e pesam 7,9kg.

7 meses

Aos 7 meses de vida, a musculatura fortalecida do bebê permite que ele vire de bruços sozinho e se apoie nos antebraços para observar tudo em sua volta. As meninas medem em média 67,3cm e pesam 7,6kg, enquanto os meninos medem 69,2cm e pesam 8,3kg.

8 meses

No oitavo mês o bebê começa a engatinhar atrás dos objetos que despertam sua atenção e quando alcançam, experimenta virá-los e sacudi-los. Além disso, começa a desbravar a música: mexe o corpinho na tentativa de alcançar os ritmos. As meninas medem em média 68,7cm e pesam 7,9kg. Já os meninos medem 70,6cm e pesam 8,6kg.

9 meses

Aos nove meses, o bebê está em constante atividade e só para na hora de dormir. Algumas crianças já começam a ficar em pé sozinhas e se equilibrar. Também bate palminha sempre que uma música é cantada para ele. As meninas medem em média 70,1cm e pesam 8,2kg, enquanto os meninos medem 72cm e pesam 8,9kg.

10 meses

Com 10 meses o bebê consegue imitar alguns sons que ouve e também já é capaz de compreender certas proibições e palavras de comando. Além disso, nota-se uma certa evolução na habilidade motora: já consegue andar de lado se apoiando em algum lugar, como uma mesa ou sofá. As meninas medem em média 71,5cm e pesam 8,5kg. Já os meninos medem 73,3cm e pesam 9,2kg.

11 meses

Aos 11 meses a criança já passa a maior parte do tempo em pé, pois ela está ansiosa para andar e desbravar o ambiente em que vive. Também nesse período já consegue falar cerca de 5 palavras diferentes, apesar da pronuncia enrolada. Consegue segurar sozinho a mamadeira e já entende como funcionam a maior parte de seus brinquedos: empurra os carrinhos para frente e para trás, empilha os cubos, etc. As meninas medem em média 72,8cm e pesam 8,7kg, enquanto os meninos medem 74,5cm e pesam 9,4kg.

12 meses

Para a maioria dos bebês, chegou a hora de começar a andar. Ao completar 1 ano, ele está pronto para andar, explorar, conhecer e experimentar tudo que está a sua volta. O bebê também já tem capacidade para fazer muitas coisas: ele coopera enquanto o vestem, segura um copo e tenta usar a colher. Nessa idade, as meninas medem em média 74cm e pesam 8,9kg, enquanto os meninos medem 75,5cm e medem 9,6kg.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

274 visualizações
bottom of page