5 exames que o seu bebê deve fazer antes de deixar a maternidade
top of page

5 exames que o seu bebê deve fazer antes de deixar a maternidade


Logo após o nascimento do bebê são feitos alguns exames que ajudam a detectar precocemente doenças que não costumam apresentar sintomas imediatos, mas que se não detectadas, comprometem a saúde dos pequenos já nos primeiros meses de vida. Por isso, antes de deixar a maternidade, o recém-nascido deve passar por alguns exames específicos.


Teste do pezinho: Feito em laboratório, com amostra de sangue retirada do calcanhar do bebê, o teste do pezinho é realizado 48h após o nascimento do bebê. Deve ser feito com o bebê alimentado para ativar o metabolismo, pois as doenças detectadas são as seguintes desordens metabólicas:

- Fenilcetonúria: causada por deficiência do aminoácido fenilalanina, que ao se acumular no organismo pode lesionar o cérebro e provocar retardo mental. O bebê nasce normal e os sintomas aparecem apenas por volta dos seis meses. É incurável, porém uma dieta orientada evita o seu desenvolvimento.

- TSH ou T4: trata-se do hipotireoidismo congênito, ou seja, a insuficiência do hormônio da tireóide necessário para o desenvolvimento do sistema nervosos. Os sintomas demoram a aparecer e a criança pode sofrer atraso no crescimento e retardo mental. Se descoberta logo nos primeiros dias de vida, pode ser tratada com reposição hormonal.

- IRT: detecta fibrose cística, que ataca pulmões e pâncreas. É incurável, porém pode amenizar os sintomas com tratamentos precoces.

- Eletroforese de hemoglobina: indica doenças sanguíneas, nas quais a anemia falciforme é a mais comum. Trata-se de uma alteração da hemoglobina que dificulta a circulação, causando lesões nos órgãos. Incurável, porém pode ser amenizada com tratamentos precoces.

Tipagem Sanguínea: por meio deste exame, é possível identificar o tipo de sangue – A, B, AB ou O – e seu fator Rh – positivo ou negativo. A análise é feita utilizando a amostra de sangue colhida para o teste do pezinho.

Teste da Orelhinha: por meio de equipamentos, é capaz de verificar se o bebê escuta perfeitamente. Deficiências auditivas detectadas precocemente facilitam a reabilitação e a aquisição da fala.

Teste do Olhinho: é um exame oftalmológico feito com um aparelho que emite luz e produz uma cor avermelhada e contínua nos olhos saudáveis, descartando a presença de tumores ou catarata.

Teste do Coraçãozinho: um aparelho de pressão chamado oxímetro é colocado em dois membros do bebê para avaliar a oxigenação do sangue. Se o equipamento apontar diferença entre um e outro, a criança pode ter algum problema cardíaco. A partir do resultado desse teste são solicitados outros exames, se necessário.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

568 visualizações
bottom of page