Você sabe o que é a depressão pós-parto?
top of page

Você sabe o que é a depressão pós-parto?



Segundo pesquisa recente da Royal College of Midwives, do Reino Unido, cerca de 27% das mulheres com filhos de menos de 1 ano de idade passaram por algum tipo de tratamento para a depressão pós-parto. Mas afinal de contas, do que se trata a depressão pós-parto?

A depressão pós-parto deve ser diferenciada da melancolia conhecida como “baby blues”. Essa por sua vez, tem início poucos dias após o parto e provoca tristeza, preocupação e vontade de chorar, sintomas que tendem a desaparecer em questão de dias. Já a depressão pós-parto é bem mais séria, pois a mulher fica cada vez mais ansiosa.

Existem alguns sintomas bastante comuns na depressão pós-parto. Mas é importante ressaltar que apresentar algum deles em um momento ou outro não é sinônimo da doença, pois a maternidade é uma fase cheia de altos e baixos. Caso você apresente alguns dos sintomas abaixo com frequência, comente com o seu médico.

- Tristeza constante, principalmente na parte da manhã e/ou noite.

- Sensação de culpa.

- Irritabilidade e falta de paciência com parceiro e filhos.

- Choro constante.

- Exaustão acompanhada de insônia.

- Ansiedade em relação ao bebê.

- Preocupação com a própria saúde, possivelmente acompanhada pelo medo de uma doença grave.

- Falta de concentração.

- Sensação de que o bebê é um estranho e não seu próprio filho.

Segundo os profissionais de saúde, existem algumas situações que podem aumentar o risco de depressão pós-parto. São elas: já ter passado por uma depressão antes, parto difícil, perda da mãe na infância, ausência da família ou do parceiro, nascimento de um bebê prematuro ou com problemas de saúde e problemas financeiros, de moradia, desemprego ou perda de alguém próximo.

Ainda não se sabe se existe uma maneira de prevenir a depressão pós-parto. Mas é importante que a gestante conte com bastante apoio durante a gravidez, para que ela possa encarar a maternidade com confiança e segurança.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

318 visualizações
bottom of page