Qual a hora certa para trocar o berço pela cama?



Nos primeiros anos de vida as crianças passam por grandes mudanças. O que para nós parece algo pequeno pode afetar profundamente o psicológico das crianças. Por isso, antes de submetê-las a qualquer tipo de mudança, é importante conversar e deixar claro os motivos. Qual a maneira e o momento correto de tirar seu filho do berço e coloca-lo na cama? A Munchkin te ajuda nessa.

Geralmente, a transição ocorre de forma natural entre 1 e 3 anos de idade, pois em muitas das vezes a criança cresceu e já não cabe mais no berço. O ideal é que ela não esteja passando por nenhuma outra mudança importante, como por exemplo a adaptação na escola ou chegada de um irmãozinho. Ela precisa se sentir segura e confiante de dar um passo como esse.

Se a chegada de um irmãozinho for um dos principais motivos para a transição, procure fazê-la cerca de três meses antes do nascimento do bebê. Assim, quando o novo membro da família nascer, a criança já estará adaptada na cama nova e não irá pensando que o bebê chegou para tomar seu espaço.

Se você decidiu que está na hora da criança dormir na cama, mas tem medo de quedas, uma boa opção é seguir o método montessoriano (de dar o máximo de independência à criança) e utilizar o colchão no chão pelo menos no início da adaptação. Hoje em dia, também existem grades facilmente encontradas e que você pode acoplar nas camas convencionais.

Permita que a criança faça parte da mudança: leve-a para ajudar a escolher os novos lençóis e incentive-a a contar para todos da cama nova, “de criança grande”. Mas não se esqueça de ressaltar para a criança que agora, ela pode sair da cama sozinha. Caso contrário, ela continuará te chamando sempre que acordar, pois muitas vezes os pequenos não tem noção da liberdade que a cama lhes oferece.

Caso o seu filho dormia bem e após a mudança começou a ter dificuldades, provavelmente ele ainda não estava pronto para deixar o berço. Quando isso acontecer, não é vergonha nenhuma voltar atrás e esperar até que ele se sinta preparado. Por isso, durante a transição, é importante não se desfazer do berço.

E lembre-se: a partir do momento que a criança tem autonomia de sair da cama sozinha, ela passa a ter acesso a muitas coisas enquanto o restante dos moradores da casa estiverem dormindo. Por isso, assegure-se de não deixar nenhum objeto perigoso (remédios, facas, tesouras) à vista e preferencialmente, restrinja o acesso à cozinha.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fonte: BabyCenter

#transição #momentodemudança #berço #cama

30 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.