Você sabe o que é o estresse infantil?
top of page

Você sabe o que é o estresse infantil?



Muitas vezes pensamos que nossas crianças estão birrentas ou malcriadas. Mas você sabia que em muitos casos, ela pode estar passando por uma situação de estresse? Sim, crianças também podem sofrer com o problema. O estresse é uma reação do organismo frente a algumas situações difíceis. Ele pode se manifestar em meninos e meninas através de sintomas físicos ou psicológicos.

Assim como nos adultos, a maior causa do estresse infantil é a sobrecarga de atividades ou cobranças. Que mãe não quer ver o filho falando diversas línguas e com notas excelentes o ano todo? Incentivar a criança a se dedicar é bastante positivo, mas devemos nos atentar aos exageros. Mas o estresse infantil também pode ser causado por outros fatores: morte na família, briga ou separação entre os pais, mudança de cidade ou escola, professores inadequados, nascimento de irmãos ou doenças.

Os sintomas do estresse infantil podem se manifestar de diversas formas: dor de barriga, diarreia, dor de cabeça, náuseas, tensão muscular, falta de apetite, medo ou choro excessivo, agressividade, impaciência, ansiedade e insegurança. Vale lembrar que não devemos interpretar algum desses sintomas isolados como sinal de estresse.

A melhor forma de lidar com o problema é tentar identificar o que está estressando a criança. Se possível, diminua a pressão que ela está sofrendo ou tente fortalece-la de modo que ela aprenda a lidar com a situação. A ação de psicólogos pode ser bastante eficiente nesses casos, podendo envolver até mesmo tratamento com medicamentos. A criança que não aprende a lidar com tensão, quase sempre se torna um adulto vulnerável ao estresse.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

21 visualizações
bottom of page