Cuidados que as gestantes devem ter ao viajar de avião
top of page

Cuidados que as gestantes devem ter ao viajar de avião



Quando chega o período de férias ou feriado prolongado, surge a dúvida na cabeça de muitas gestantes: será que viajar de avião é a melhor opção? Saiba que tomando algumas precauções, é possível optar por esse tipo de viagem e ainda garantir a segurança e tranquilidade para você e seu bebê.

Viagens de avião no primeiro e segundo trimestre da gestação são totalmente seguras, a menos que você tenha complicações como sangramento de escape, diabete, pressão alta ou já tenha tido um bebê prematuro. Nestes casos, vale conversar com o obstetra e seguir as recomendações médicas. Do contrário, pode viajar tranquilamente. Algumas mamães preferem viajar no segundo trimestre gestacional (entre a 14º e 27º semana), pois é a época em que os enjoos já ficaram para trás e os riscos de aborto espontâneo são menores.

Mas e quanto às viagens durante o último trimestre da gestação? A regra anterior também é válida: desde que você não tenha complicações, não esteja grávida de mais de um bebê e não tenha tido partos prematuros anteriores, não há problemas em viajar até a 36º semana. Mas informe-se, pois algumas companhias aéreas têm restrições para mulheres grávidas de mais de 28 semanas.

Existem algumas maneiras das gestantes terem mais conforto durante os vôos:

- Reserve o assento com antecedência e opte por poltronas no meio do avião, local onde há maior estabilidade durante o vôo ou dê preferência para fileiras em que há maior espaço para as pernas (geralmente, a primeira da classe econômica).

- Opte por poltronas no corredor, que facilita as frequentes idas ao banheiro e você pode caminhar tranquilamente, sem precisar se preocupar em incomodar o passageiro que está ao seu lado.

- Estimule a circulação andando uma vez a cada hora, pois ficar sentada por muito tempo pode provocar inchaço nos pés e tornozelos e cãibra nas pernas.

- Também é válido fazer exercícios simples: estique as pernas, puxe o calcanhar para fora e flexione os pés suavemente para trabalhar os músculos da panturrilha.

- Utilize meias elásticas com alguma compressão, pois viajar de avião durante a gravidez pode elevar ligeiramente o risco de uma trombose e de formação de varizes.

- Beba bastante água para conter os efeitos desidratantes do ar seco do avião.

- Tome cuidado com alimentos ou bebidas que produzem gases, porque eles se expandem em altitudes elevadas e podem provocar muito incômodo.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fonte: BabyCenter

34 visualizações
bottom of page