Bruxismo na infância: causas e tratamentos
top of page

Bruxismo na infância: causas e tratamentos



Muito comum em crianças que estão sofrendo algum tipo de problema emocional ou estresse, o bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes enquanto dorme. Cerca de 30% das crianças entre 3 e 6 anos de idade apresentam o sintoma como uma válvula de escape para algo maior.

Geralmente, as causas do bruxismo estão diretamente relacionadas a um alto nível de estresse, tanto que o problema tende a ocorrer nas crianças em fase de mudança de escola, época de provas, competições escolares, separação dos pais, cobrança excessiva e também devido a algum distúrbio neurológico como o autismo. Mas não é só isso: fatores sistêmicos, como rinite, alergias respiratórias e o habito de dormir de boca aberta também podem causar o bruxismo.

Além do desgaste nos dentes, o bruxismo pode causar problemas na gengiva, na articulação da mandíbula, dores de cabeça, de ouvido e na nuca. Por isso, os pais devem ficar atentos e tentar identificar o problema o quanto antes.

O tratamento é simples: normalmente, são feitas restaurações nos dentes afetados e o uso de aparelhos dentários relaxantes. Se a causa do bruxismo não for sistêmica, um tratamento psicológico pode ser necessário. Mas vale lembrar que tudo deve ser feito com indicação e supervisão de um profissional de saúde especializado.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

15 visualizações
bottom of page