Tarefas domésticas na infância: no que a criança pode ajudar?
top of page

Tarefas domésticas na infância: no que a criança pode ajudar?



Muitas crianças adoram pegar vassouras, panos e imitar as tarefas exercidas pelos adultos. Você sabia que mesmo com pouca idade os pequenos já possuem capacidade motora suficiente para auxiliar em diversas atividades domésticas? Mas antes de atribuir algumas funções para seu filho, é importante respeitar o desenvolvimento dele e saber fazer com que esse momento seja gostoso e divertido para a criança.

Por volta dos 2 anos de idade as tarefas domésticas podem começar a ser introduzidas no cotidiano das crianças. E a melhor forma de fazê-lo é por meio daquilo que está mais perto dela no momento: os brinquedos. Ensine o seu filho a separá-los por tipo, tamanho ou cor que aos poucos ele vai entender o conceito de organização. Nessa idade, a criança também consegue levar a roupa suja para a lavandeira, ajudar a alimentar os animais de estimação e limpar o pó dos móveis.

Entre os 3 e 4 anos de idade você pode incentivar a criança a arrumar a mochila da escola e levar o prato de comida até a pia. Nessa idade, ela também pode auxiliar na hora de guardar sapatos ou roupas limpas dentro do armário, limpar a comida espalhada e participar da preparação das refeições.

Entre 5 e 7 anos a criança começa a ter mais noções de responsabilidade e cuidado. É a faixa etária ideal para você orientá-la a esvaziar os lixos sem que ela espalhe tudo no chão. A criança ainda pode tentar arrumar a cama, dobrar algumas roupas, regar plantas, varrer e aspirar a casa.

A partir dos 8 anos a criança já tem as habilidades motoras mais desenvolvidas e é capaz de desempenhar algumas funções sem derrubar e quebrar objetos. Ela pode ajudar arrumar a mesa para as refeições, carregar as compras do supermercado, guarda-las e limpar o quarto.

Quanto mais cedo a criança colaborar com as atividades diárias da casa, mais rápido isso se torna um hábito. É importante lembrar que as crianças gostam de imitar o que os adultos fazem: se você quer que ela exerça tal função, tem que fazer também. É preciso dar o exemplo. Além disso, os pais devem ser cuidados e não criar tarefas específicas de meninos e de meninas. Todos são capazes e devem colaborar igualmente.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

30 visualizações
bottom of page