Nutrientes que devem ser ingeridos durante a gestação
top of page

Nutrientes que devem ser ingeridos durante a gestação


Existem muitas dúvidas e mitos relacionados à alimentação das gestantes. O principal é o “agora tenho que comer por dois”. Mas o que muita gente não sabe é que as gestantes devem prezar pela qualidade da alimentação, não pela quantidade.


Durante os meses de gestação, a mulher deve se alimentar a cada três horas. Especialistas recomendam uma alimentação bastante variada e colorida, com porções diárias de pães e cereais integrais, frutas, legumes e verduras. Além disso, carnes, leites e derivados também devem estar presentes na alimentação, com a finalidade de obter os mais variados minerais e vitaminas que a mãe e o bebê precisam.


Alguns nutrientes específicos são muito importantes durante a gestação, pois eles quem vão garantir a saúde da mãe o desenvolvimento do bebê. Bons exemplos são a vitamina C (além de fortalecer o sistema imunológico da mãe, age na formação da pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagens do bebê) e a vitamina B6 (previne a depressão pós-parto e ainda garante o crescimento e ganho de peso do feto).


O primeiro trimestre é marcado pelo aumento da frequência cardíaca e volume de sangue da mãe, além do desenvolvimento de partes vitais do bebê, como o sistema nervoso. Nesse período, a ingestão de ferro, ácido fólico e líquidos são interessantes.


Já no terceiro trimestre, o consumo de cálcio e vitamina D devem ser reforçados: são esses nutrientes que vão auxiliar na formação óssea, contração muscular e batimentos cardíacos do bebê. Além disso, eles ajudam na saúde da mãe: mantem os dentes fortes, sem cáries, evita gengivites e câimbras e ainda ajuda na produção de leite após o parto.


Outros nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitamina A, B1 e B3 também devem estar presentes na alimentação da gestante. Basta ter uma noção da importância de cada nutriente e montar pratos de acordo com o seu paladar e com a etapa da gravidez.


Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

62 visualizações
bottom of page