Causas e sintomas do parto prematuro



A gestação de um bebê humano, da concepção ao parto, dura em média nove meses (entre 37 e 42 semanas). É o tempo necessário para que todos os órgãos estejam formados e adquiram o amadurecimento mínimo para viver fora da barriga da mãe. O parto realizado ao término de uma gestação considerada normal é dito parto a termo. Já o parto prematuro é aquele que acontece quando o nascimento do bebê se dá entre 22 e 37 semanas.

O bebê nascido de parto prematuro tem suas estruturas e funcionamentos orgânicos precários e necessita de auxílios maiores para sobreviver. Em situações especiais, o adiantamento do parto pode ser uma opção médica, porém na maioria dos casos, o parto prematuro ocorre espontaneamente. Dentre as causas de parto prematuro estão placenta prévia (que cobre parcial ou totalmente o colo do útero), descolamento prematuro da placenta, gravidez de gêmeos, quantidade excessiva de líquido amniótico, infecções uterinas ou até mesmo estresse psicológico.

Também existem alguns sintomas que podem indicar tendência ao parto prematuro, como contrações uterinas a cada dez minutos ou menos, dor constante ou irregular na região lombar, cólicas abdominais, pressão pélvica ou vaginal, sangramento vaginal, náusea, vômitos ou diarreia e também a diminuição dos movimentos fetais. Vale ressaltar que alguns desses sintomas são também os que antecedem um parto normal a termo (realizado ao término da gestação normal), mas você deve se atentar se eles ocorrerem antes da hora prevista.

Caso seja detectada a tendência ao parto prematuro, algumas medidas podem ser adotadas para evita-lo: tranquilização da mãe, repouso absoluto e administração venosa de líquidos e medicamentos que relaxem o útero. Mas em caso de dúvidas, não se esqueça: consulte sempre o seu obstetra para esclarecimentos.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fonte: BabyCenter | AbcMed

#parto #prematuro #gestação

28 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil. (11) 3559-8490