Até quando a gestante pode dirigir?
top of page

Até quando a gestante pode dirigir?


É muito comum que no início da gestação as mulheres tenham dúvidas em relação ao que pode ou não fazer até a chegada do bebê. Uma das principais perguntas feitas no consultório é “até quando posso dirigir sem riscos para o bebê?”.

É importante esclarecer que não existe uma recomendação do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) que estabeleça que a mulher tenha que deixar o veículo na garagem em algum momento. Quem deve decidir isso é você em conjunto com o obstetra.

No geral, recomenda-se que as gestantes dirijam até por volta do sétimo ou oitavo mês. Depois desse período, os riscos crescem consideravelmente devido ao aumento do volume uterino. Um trauma do abdômen com o volante em uma freada brusca, por exemplo, pode levar ao descolamento prematuro da placenta e até ao rompimento das paredes do útero.

Mesmo que ainda não esteja no momento de se afastar do volante por algum tempo, existem alguns cuidados que devem ser tomados:

- Sair apenas se estiver disposta: caso a gestante esteja sentindo um mal-estar ou tenha alguma das doenças comuns durante a gestação, é aconselhável não dirigir. A mesma regra vale para as que sentem tonturas com frequência ou tenham passado por um episódio recente de sangramento. Todos esses sintomas contribuem para a distração e podem ocasionar um acidente.

- Evite fazer trajetos longos: caso tenha que dirigir por um longo período, faça uma parada em um local seguro e saia do carro para esticar as pernas, pois o inchaço é muito comum principalmente na fase final da gravidez. Caminhe, ingira um líquido, descanse um pouco e só depois retome a sua rota.

- Use o cinto de segurança: o uso do cinto de gera muitas dúvidas no período em que a barriga está maior. Porém ele é um dispositivo de segurança que deve ser utilizado todas as vezes em que a gestante entrar no carro. Para ajudar a evitar desconfortos e garantir a segurança do bebê, a orientação é de que se utilize apenas cintos de três pontos e que a parte de baixo do dispositivo nunca seja colocada sobre o abdômen, sempre abaixo dele.

- Ajuste o banco: o banco deve ser colocado para trás o máximo possível, para que a distância entre a barriga e o volante seja maior em caso de um impacto. Mas lembre-se que o alcance dos pedais deve continuar confortável.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

40 visualizações
bottom of page