Prepare o cachorro para a chegada do bebê
top of page

Prepare o cachorro para a chegada do bebê



A chegada do bebê modifica toda a rotina de uma família, o que pode ser muito difícil do cão compreender. Dessa forma, é preciso condicionar o animal para que ele aceite melhor a situação e passe a gostar do novo membro da família.

Procure prever as mudanças que ocorrerão com a chegada do bebê e adapte o cão gradativamente. Alterações radicais podem ser mais estressantes e o cão pode se sentir ameaçado caso as mudanças sejam feitas juntamente à chegada do bebê da maternidade.

A dica fundamental é reduzir gradualmente a atenção, o carinho e o espaço físico antes mesmo da chegada do bebê. Dessa forma, o cão percebe que continua a ser amado por quem sempre cuidou dele e que sua posição de membro da família continua garantida. O cão terá vários motivos para não gostar da criança se perceber que é ignorado quando ela está por perto.

Caso o cachorro não possa entrar em algum quarto após o nascimento do bebê, é aconselhado um treinamento prévio para evitar que ele associe a presença do novo membro com a perda de espaço.

Além de evitar as associações negativas, é recomendável estimular o cão a gostar do bebê, pois o contato entre animais de estimação e crianças é positivo no desenvolvimento infantil. Mostre a ele como pode ser prazeroso ter um companheiro a mais. Na presença da criança, dê petiscos, carinho e atenção ao cão. Em pouco tempo, ele perceberá que um novo membro da família tem significado positivo.

Enquanto a criança ainda estiver na maternidade leve paninhos usados por ela para casa e deixe-os onde o cão costuma fazer coisas legais: debaixo da vasilha de ração, na caminha do animal, junto aos brinquedos. O contato do olfato apurado do cão com o cheiro da criança fará com que ele se familiarize com o bebê e o relacione à coisas boas.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

68 visualizações
bottom of page