Alterações na pele durante a gestação
top of page

Alterações na pele durante a gestação



Além do ganho de peso, a gestação promove inúmeras mudanças (visíveis ou não) no organismo da mulher. Uma delas é em relação à pele: algumas gestantes tendem a ficar com a pele mais brilhante e macia, mas outras infelizmente são atingidas pelas drásticas mudanças hormonais, que causam oleosidade e manchas.

As grávidas de peles mais escuras possuem maior tendência ao cloasma e Linea Negra. O cloasma são aquelas manchinhas amareladas e/ou acastanhadas que aparecem no rosto. Para preveni-las, o ideal é evitar a exposição ao sol nos horários de maior radiação e não abrir mão do protetor solar. Já a Linea Negra é aquela linha escura que vai do umbigo ao centro do osso púbico. Ela sempre existiu, mas com as mudanças hormonais, ela se torna visível. Passado um período do parto, a Linea Negra e o cloasma desaparecem.

Durante a gestação, algumas grávidas podem ter grande produção nas glândulas sebáceas, ocasionando espinhas. Nesse caso, deve-se tomar bastante precaução em relação ao que pode ser utilizado no tratamento, pois nem todos os produtos geralmente indicados para acnes são recomendados para gestantes. Por exemplo, sabonetes a base de Ácido Salicílico devem ser substituídos por outros sem a substância, bem como ácidos retinoicos e seus derivados. Ácido Azelaico, Glicólicos e algumas vitaminas são liberados, mas a dica primordial é consultar um dermatologista.

Outra alteração que ocorre no corpo das gestantes são as estrias. A mesma dica das acnes é válida neste caso: o ideal é procurar um especialista para o tratamento adequado. A dica principal é a prevenção: utilize hidratantes específicos, mas fique atento à quantidade de ureia, pois o limite permitido é de 3%.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

28 visualizações
bottom of page