Como tratar a gastrite na gestação
top of page

Como tratar a gastrite na gestação



Algumas das queixas que ocorrem com maior frequência durante as consultas de pré-natal envolvem azia, dor no estômago, soluços constantes, vômito e má digestão. Esses sintomas podem ser sinal de gastrite.

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago que ocorre pelo aumento da acidez do estômago e pode ser desencadeada por questões emocionais como ansiedade e/ou estresse. Por isso, durante a gestação, é importante se atentar aos sintomas, pois quanto antes a gastrite for descoberta, mais fácil é o tratamento e menor o incômodo durante os meses que estão por vir.

O tratamento para a gastrite é feito principalmente através de alterações na alimentação. Por isso, é importante estar atento aos alimentos que desencadeiam os sintomas. Deve-se retirar da dieta as frituras, carnes gordurosas e processadas, pimenta, alimentos muito temperados e ácidos como abacaxi e laranja. O ideal é aumentar o consumo de alimentos secos e de fácil digestão, como carnes brancas, peixes, frutas e saladas refogadas. Mastigar bem os alimentos e comer a cada 3 horas também evita que o ácido do estômago cause mais feridas e dor.

Além de modificações na alimentação, alguns hábitos simples também podem ajudar a evitar o problema.

- Não ingerir grande quantidade de comida antes de dormir.

- Mastigar bem os alimentos.

- Não ingerir líquidos durante as refeições.

- Evitar café, achocolatados e bebidas gaseificadas no período noturno.

- Fazer uma caminha curta após as principais refeições para auxiliar no processo digestivo.

- Evitar roupas que apertem a cintura e o estômago.

É importante ressaltar que a gastrite não é prejudicial ao bebê e que remédios para conter os sintomas só devem ser utilizados com a recomendação médica.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

24 visualizações
bottom of page