Baby Blues e depressão pós-parto: entenda a diferença
top of page

Baby Blues e depressão pós-parto: entenda a diferença



Apesar de ser um momento muito feliz para a mãe, os primeiros dias após o nascimento do bebê podem vir acompanhados de um misto de sentimentos, como angústia e tristeza. Alguns desses comportamentos são normais, caracterizando o baby blues. Outros, por sua vez, podem ser preocupantes e indicar uma depressão pós-parto. Embora seja fácil de confundir os sintomas, os quadros são bem diferentes. Saiba identificar.

O baby blues é passageiro e acontece devido às alterações hormonais bruscas que a mulher sofre no pós-parto, não sendo necessário nenhum tipo de tratamento. Infelizmente, não é possível prever essa condição. A dica é buscar informações durante a gestação e conversar com a família. Caso aconteça, todos já sabem do que se trata e fica mais fácil compreender a mulher que passa por esse período.

Já a depressão pós-parto tem antecedentes, ou seja, caso a mulher tenha histórico de depressão, existe uma chance maior da doença aparecer. Mulheres com histórico de manifestação de doença mental, traumas (assaltos, acidentes, perdas ou separações) vividos antes ou durante a gestação também podem ser atingidas pela depressão pós-parto. Nesse caso, é necessário tratamento médico com acompanhamento.

O obstetra é o profissional adequado para identificar os primeiros sinais e encaminhar a mãe para o tratamento. Caso ela tenha histórico de depressão ou síndrome do pânico, o médico deverá ficar atento ainda durante a gestação. Também é função desse profissional avaliar a saúde psíquica da mulher na consulta que acontece após o parto e durante as primeiras semanas de vida do bebê.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

19 visualizações
bottom of page