Passo-a-passo do desfralde



Você já parou para pensar no momento em que o seu filho sairá das fraldas e aprenderá a usar o banheiro sozinho? Para algumas crianças, essa questão se resolve em poucos dias. Mas para outras, pode levar meses. Confira algumas dicas para o desfralde da criança.

- Tenha certeza de que a criança está pronta: geralmente, o desfralde acontece por volta dos dois anos de idade. Mas o momento de trocar a fralda pelo penico ou privada pode variar de criança para criança. Se achar que o seu filho não está pronto, não insista. É melhor esperar mais um tempo que ter que voltar atrás caso não dê certo.

- Penico: o ideal é começar o desfralde com o penico, onde a criança pode apoiar os pés no chão. Escolha um momento que ele costuma fazer as necessidades e coloque-o no penico para se acostumar. Se a criança resistir, não a force, pois essa atitude pode causar ansiedade e prisão de ventre.

- Tire a fralda: assim que a criança se acostumar a sentar no penico, tente convencê-la a sentar sem a fralda. Além disso, explicar o processo pode ser uma boa ajuda. Existem alguns livrinhos sobre o assunto que podem ser bastante úteis nesse momento.

- Utilizando o vaso sanitário: a medida que a