Passo-a-passo do desfralde
top of page

Passo-a-passo do desfralde



Você já parou para pensar no momento em que o seu filho sairá das fraldas e aprenderá a usar o banheiro sozinho? Para algumas crianças, essa questão se resolve em poucos dias. Mas para outras, pode levar meses. Confira algumas dicas para o desfralde da criança.

- Tenha certeza de que a criança está pronta: geralmente, o desfralde acontece por volta dos dois anos de idade. Mas o momento de trocar a fralda pelo penico ou privada pode variar de criança para criança. Se achar que o seu filho não está pronto, não insista. É melhor esperar mais um tempo que ter que voltar atrás caso não dê certo.

- Penico: o ideal é começar o desfralde com o penico, onde a criança pode apoiar os pés no chão. Escolha um momento que ele costuma fazer as necessidades e coloque-o no penico para se acostumar. Se a criança resistir, não a force, pois essa atitude pode causar ansiedade e prisão de ventre.

- Tire a fralda: assim que a criança se acostumar a sentar no penico, tente convencê-la a sentar sem a fralda. Além disso, explicar o processo pode ser uma boa ajuda. Existem alguns livrinhos sobre o assunto que podem ser bastante úteis nesse momento.

- Utilizando o vaso sanitário: a medida que a adaptação for acontecendo, você pode providenciar um adaptador para o vaso sanitário e incentivar a criança a usá-lo, bem como pedir a sua ajuda quando precisar ir ao banheiro.

- Tenha calma: é comum que nessa época, as crianças se confundam e às vezes não consigam se segurar para ir ao banheiro, afinal é uma novidade. Nesses casos, tenha paciência. Não castigue a criança por conta disso, pois os músculos ainda estão em treinamento para controlar as fezes e a urina. Caso os acidentes fiquem muito frequentes, é possível que seu filho ainda não esteja preparado para o desfralde. Por isso, fique atento aos sinais, volte atrás e espere alguns meses para tentar novamente.

- Desfraldamento noturno: pode demorar anos para que a criança deixe de usar fraldas de vez. O organismo da criança demora para ser capaz de despertá-la se for necessário fazer xixi no meio da noite. Tentar diminuir a quantidade de líquido antes de dormir pode ser uma boa opção. Tirar a fralda noturna só vale a pena quando a fralda amanhecer completamente seca por vários dias seguidos.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fonte: BabyCenter

53 visualizações
bottom of page