Primeira consulta do bebê no pediatra



A primeira consulta no pediatra é de extrema importância para que o médico consiga analisar a saúde do recém-nascido logo nos primeiros dias de vida. Muitas gestantes e pais de primeira viagem não sabem quando a primeira visita a esse profissional deve acontecer e qual a sua dinâmica. Descubra.

Geralmente, a primeira consulta do bebê no pediatra acontece entre os primeiros 7 e 10 dias de vida. O ideal é não deixar passar a primeira semana após a saída da maternidade. Anotar perguntas e dúvidas previamente pode ser muito útil para que você não se esqueça de questionar nada no momento da consulta.

É importante que nesse primeiro contato com o médico, pai e mãe estejam presentes para que as orientações sejam repassadas de forma conjunta. Pessoas que terão participação ativa nos cuidados com o recém-nascido, como avós, também podem participar dessa primeira ida ao médico.

Na consulta, o pediatra irá realizar um exame completo para avaliar os aspectos gerais do bebê, como coloração, vitalidade, tônus muscular e presença de malformações. Também são avaliados os pulmões, coração, abdome, umbigo, órgãos genitais, pele, boca, língua, ouvidos e olhos. Além disso, há uma avaliação ortopédica e neurológica. Lembre-se de levar resultados de exames feitos ainda na maternidade, eles serão muito importantes para auxiliar o pediatra no primeiro contato com o bebê.

A partir da primeira consulta pediátrica, o médico colherá medidas como perímetro cefálico e torácico, altura e peso. Esses dados irão compor um gráfico para acompanhar o crescimento e evolução da criança. Também será responsabilidade do pediatra monitorar a carteira de vacinação do bebê e explicar aos pais a importância de cada vacina.

Lembre-se que durante o primeiro ano de vida, as consultas para bebês sem intercorrências devem acontecer uma vez ao mês. Mas caso surja alguma dúvida, não se sinta envergonhado (a) de voltar ao médico para esclarecê-las.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: BabyCenter | Guia do Bebê

#consultamédica #cuidados #recémnascido #saúde #prevenção

1,464 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil.