As maiores dificuldades durante a amamentação
top of page

As maiores dificuldades durante a amamentação



Para algumas mães e bebês, o período da amamentação corre bem desde o início. Já para outras, podem acontecer alguns altos e baixos principalmente nos primeiros dias. Alguns problemas de amamentação podem causar dor e desconforto para a mãe, mas podem ser resolvidos de forma simples. Confira.

- Fissura nos mamilos: pequenas fissuras podem aparecer devido à pega incorreta do bebê durante a amamentação. Esse problema não causa consequência ao recém-nascido, mas é muito incômodo para a mulher. Procure posicionar o mamilo em direção ao palato (céu da boca), de forma que a boca do bebê envolva-o, juntamente à aréola. Secar os seios após as mamadas, colocar algumas gotas do próprio leite na área afetada e usar cremes hidratantes apropriados para a região também podem ajudar. Mas caso o problema persista por mais de 10 dias, procure um profissional de saúde.

- Ingurgitamento mamário: os seios maternos podem ficar doloridos, duros e inchados caso aconteça uma acumulação de leite na glândula mamária. Por isso, é recomendável que o bebê se alimente com frequência nos primeiros dias após a descida do leite. Aplicar uma compressa fria nos seios entre cada mamada é uma boa maneira de reduzir o inchaço. Além disso, evite utilizar sutiãs de tamanhos inadequados e que apertem o local.

- Mastite: trata-se de uma inflamação que pode acontecer quando o bebê não mama com frequência, quando há grande produção de leite ou bloqueio dos ductos mamários. Para evitar, dê de mamar frequentemente e quando necessário, esvazie os seios manualmente. Massagear as áreas doloridas também é indicado.

Caso algum dos problemas mencionados persista e não apresente melhora, procure um médico. Ele é a melhor pessoa para indicar o tratamento adequado e tirar todas as suas dúvidas acerca da amamentação.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

15 visualizações
bottom of page