Envolvimento paterno traz benefícios ao desenvolvimento infantil
top of page

Envolvimento paterno traz benefícios ao desenvolvimento infantil



Hoje em dia, é consenso comum que os pais podem assumir as mesmas responsabilidades que as mães nos cuidados com os filhos. Você sabia que essa atitude pode ser muito benéfica para o desenvolvimento infantil? Esse fato foi comprado por uma pesquisa realizada pela Imperial College London, em parceira com o King’s College London e a Universidade de Oxford.

O estudo acompanhou e gravou interações entre 128 pais e seus filhos em momentos diferentes: aos 3 meses e após completarem 2 anos. Na primeira oportunidade, os pais não utilizaram nenhum tipo de distração, já na segunda, leram para os filhos. O resultado mostrou que as crianças cujos pais eram mais envolvidos se saiam melhor em testes cognitivos.

A pesquisa mostra que mesmo quando bem pequenos, a influência paterna sobre o desenvolvimento da criança é extremamente positiva. Quando a criança é criada por outros adultos que não sejam a mãe, seus referenciais se ampliam e ela aprende a viver com a pluralidade.

Além disso, a pesquisa mostrou que meninos e meninas receberam a mesma influência positiva e os pais envolvidos mostraram que seu papel não se limita apenas as brincadeiras mais enérgicas como muitas vezes imaginamos.

É importante mencionar que não basta estar presente apenas fisicamente na vida dos filhos. É necessário estar envolvido para que os pequenos sejam estimulados e influenciados em todos os momentos.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

177 visualizações
bottom of page