Hora de dormir: como funciona o sono dos bebês
top of page

Hora de dormir: como funciona o sono dos bebês



Assim como acontece com os adultos, o sono dos bebês passa por diferentes estágios, que vai da semiconsciência até o sono profundo. Tanto adultos quanto bebês costumam ter, em média, cinco ciclos por noite. No caso dos recém-nascidos, os ciclos duram cerca de 50 a 60 minutos e a partir dos três meses, cerca de uma hora e meia.

A fase do sono em que se sonha é conhecida como Rapid Eye Movement ou REM e é muito fácil identificar isso nos recém-nascidos: se eles estiverem movimentando os olhos de um lado para o outro sob as pálpebras, provavelmente estão sonhando. Estudiosos acreditam que essa fase do sono é de extrema importância para que as experiências do dia sejam arquivadas, o que auxilia no processo de desenvolvimento das crianças.

Quando os bebês não estão sonhando, respiram de forma profunda, regular e podem apresentar suspiros profundos. Movimentos repentinos feitos com as pernas e braços são perfeitamente normais.

Para cada faixa etária, existe uma quantidade de horas recomendadas para o sono. Porém, é válido lembrar que os bebês e suas rotinas são diferentes e, por isso, alguns podem dormir algumas horas a mais ou a menos que outros.

Para os recém-nascidos, é recomendável dormir em média 17 horas ao dia, sendo 8h30 durante a noite e 8h30 de sonecas intercaladas durante o dia. A partir dos três meses, o tempo total diminui para 16h, sendo 10h durante a noite e 6h de sonecas ao longo do dia. Entre nove meses e um ano e meio, recomenda-se cerca de 14h de sono ao dia, sendo 11h durante a noite e 3h divididas em duas sonecas durante o dia.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

23 visualizações
bottom of page