Transtorno de Asperger: você sabe do que se trata?
top of page

Transtorno de Asperger: você sabe do que se trata?



Muitas vezes confundida com a timidez, a Síndrome de Asperger é caracterizada por alterações comportamentais e sociais sendo que desde 2013 é considerada um Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os sintomas dessa síndrome se tornam mais perceptíveis por volta dos 8 a 11 anos de idade. Por isso, vale a pena ficar atento nos comportamentos de seu filho. Geralmente, os portadores de Asperger apresentam dificuldades na interação social e no autocontrole emocional e, por isso, possuem tendência ao isolamento. Além disso, podem apresentar também dificuldades com mudanças de rotina, interesses intensos e limitados a alguns assuntos, falta de coordenação motora e falta de contato visual.

O diagnóstico da síndrome de Asperger é feito com base no conjunto de sintomas apresentados pelo paciente, visto que não é possível observar nenhuma alteração orgânica e/ou biológica. O tratamento envolve uma equipe multiprofissional, que vai de médicos e psicólogos a fonoaudiólogos, responsáveis por promover uma melhor interação entre escola, família e paciente.

Caso o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de maneira precoce, os portadores de Asperger podem se tornar adultos totalmente integrados na sociedade, inclusive com um bom desempenho profissional.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

17 visualizações
bottom of page