Alergias durante a infância
top of page

Alergias durante a infância


A alergia é uma reação do corpo a qualquer substância que a pessoa tenha entrado em contato, seja através do toque, inalação ou ingestão. O sistema imunológico reage ao alérgeno (a substância que causa a alergia) e, por isso, pode provocar congestão nasal, irritação na garganta, diarreia e urticaria.

As alergias mais comuns durante a infância são a asma, dermatite e rinite, geralmente diagnosticadas através do histórico médico da criança, visto que muitas vezes podem ser confundidas com gripes e resfriados.

Uma das maneiras mais práticas de detectar a origem da alergia é através de um exame onde várias substâncias são colocadas na pele para verificar a reação. Através do exame de sangue Rast também é possível pesquisar vários elementos que podem causar a alergia, como poeira, ingrediente de alimentos, fungos, insetos e outros.

O tratamento mais comum e eficaz para alergias é através de medicamentos anti-histamínicos e corticoesteroides, além da eliminação do agente causador. Mas lembre-se: apenas um médico é capaz de detectar e prescrever a melhor providência a ser tomada nestes casos.

Lembre-se que o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida ajuda a reduzir as chances do desenvolvimento de alergia durante a infância.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.


23 visualizações
bottom of page