Qual a hora certa para o desmame?
top of page

Qual a hora certa para o desmame?



Fonte de proteínas, vitaminas, cálcio, ferro, potássio e outras substâncias, o leite materno deve ser o alimento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebê. Após esse período começa a introdução alimentar, fase em que surge o questionamento acerca do desmame.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno combinado a outros alimentos pode ser oferecido até por volta dos dois anos de idade, mas não há uma regra que estabeleça o momento ideal do desmame. Geralmente, a mãe e o pediatra entram em um consenso baseado no estilo de vida da família, saúde do bebê e produção de leite.

O que ocorre frequentemente é que iniciada a introdução alimentar e com o retorno da mãe ao trabalho, o espaçamento entre mamadas resulta na diminuição de produção de leite (quanto menos o bebe mama, menos leite o corpo feminino produz), ocasionando o desmame.

O importante é ter consciência que independente de você escolher o momento para parar de amamentar ou esperar a criança dar os seus sinais, não existe certo ou errado, pois trata-se de uma decisão pessoal que varia de acordo com as circunstancias familiares.

Vale lembrar que após a decisão de iniciar o desmame, o processo tem que ser gradual e pode levar um tempo que varia de poucas semanas a meses, pois parar de amamentar repentinamente pode ser traumático para a criança. Intercalar mamadas com outros alimentos e reduzir pouco a pouco o tempo de mamada são alguns dos métodos que você pode experimentar para ajudar o seu filho a se adaptar à nova rotina que está por vir.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: Gineco | BabyCenter

12 visualizações
bottom of page