A crise dos 2 anos de idade



Você já ouviu falar na expressão terrible two? O termo é frequentemente usado para descrever o período de mudança de comportamento que acontece por volta dos dois anos de idade. Também conhecida por adolescência do bebê, esse período é marcado por birras e rebeldias que por muitas vezes podem assustar os pais.

Embora todas as crianças estejam sujeitas a passar por essa fase, não acontece com todas. O terrible two não se trata apenas de uma birra passageira. Por volta dos dois anos, acontece um grande desenvolvimento cerebral, ocasionando no aumento da competência linguística, na organização do pensamento e percepção de autonomia, onde a criança se dá conta de que é um individuo e começa a lutar para conquistar o seu espaço e por muitas vezes, agem em oposição à solicitação dos pais.

Nessa faixa etária, gritos, choros e birras se tornam frequentes. Quando esses comportamentos acontecerem, converse com a criança de igual para igual e tente entender suas frustrações. Também procure explicar as consequências para o mau comportamento, assim você pode evitar que ocorra mais vezes.

Além disso, é importante que os pais entendam que essa é uma fase de aprendizado. Estimule a independência do bebê, sempre sinalizando o que é certo ou errado