Escala Apgar: como interpretar?



Logo após o nascimento do bebê, no primeiro minuto de vida, os médicos realizam um teste denominado Apgar. Ele determina o estado geral do recém-nascido e identifica se algum cuidado extra é necessário. Repetido cinco minutos após o parto, ele leva em consideração diversos aspectos, que podem receber notas de 0 a 10, totalizando 10 pontos.

1) Tônus Muscular 0 = músculos flácidos; 1 = dobra os dedos e movimenta os braços ou pernas; 2 = movimenta-se ativamente;

2) Batimento cardíaco 0 = sem batimento; 1 = inferior a 100 por minuto; 2 = superior a 100 por minuto;

3) Reflexos 0 = não responde aos estímulos; 1 = faz careta quando estimulado; 2 = chora, tosse ou espirra;

4) Cor 0 = corpo com coloração pálida ou azulada; 1 = coloração rosada no corpo, mas azulada nos pés ou mãos; 2 = corpo com coloração totalmente rosada;

5) Respiração 0 = não respira; 1 = choro fraco e respiração irregular; 2 = choro forte e respiração regular;

Em condições ideais, a nota Apgar deve ser entre 8 e 10, o que representa bebês saudáveis e que não passaram por asfixia. Caso o resultado seja entre 6 e 7, significa que o recém-nascido passou por asfixia leve; entre 3 e 5, uma asfixia moderada; e, de 0 a 3, é considerado grave.

Ao avaliar o bebê através do índice Apgar, o pediatra pode agir de acordo com a situação. Quando alguma intervenção é necessária, o teste é repetido novamente por volta dos 10 minutos de vida para avaliar a adaptação ao meio. Caso o índice permaneça abaixo do esperado, é recomendável que o bebê passe por acompanhamento neurológico, pois algumas sequelas são difíceis de serem observadas nos primeiros dias de vida.

Fique de olho no blog, pois nós da Munchkin queremos estar sempre presentes nos momentos que fazem a relação entre os pais e o bebê ser cada vez mais intensa. Para a Munchkin, detalhes fazem diferença.

Fontes: Revista Crescer | Tua Saúde

#cuidados #recémnascido #exames

1,374 visualizações

© 2020 Munchkin - Sylink Baby Products. Importadora e distribuidora dos produtos Munchkin no Brasil. (11) 3559-8490